terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Novo artigo - "A organização do conhecimento em ambientes digitais: aplicação da teoria da classificação facetada"


Foi publicado um novo artigo do Doutorando Flavio Vieira Pontes, com colaboração da Professora  Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima.

O artigo intitulado intitulado "A organização do conhecimento em ambientes digitais: aplicação da teoria da classificação facetada"  foi publicado na revista Perspectivas em Ciências da Informação.

Para acessar o artigo completo clique aqui

A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM AMBIENTES DIGITAIS: APLICAÇÃO DA TEORIA DA CLASSIFICAÇÃO FACETADa

RESUMO



Partindo da constatação de que os conhecimentos desenvolvidos pela Biblioteconomia e a Ciência da Informação não têm sido amplamente aplicados ou adaptados para o ambiente digital, apresenta-se uma abordagem baseada na classificação facetada para a organização de acervos digitais. Apresenta-se inicialmente, buscando o esclarecimento conceitual, os conceitos de informação e conhecimento, bem como da organização da informação/conhecimento. Em seguida, é brevemente discutida a importância dos esquemas classificatórios na representação e organização do conhecimento, buscando facilitar a descoberta e recuperação da informação. É apresentada, em seguida, a Teoria da Classificação Faceta, além de discutida a sua aplicação como mecanismo para organização do conhecimento em ambientes digitais. Objetiva-se a criação de mecanismos mais eficazes para a navegação e exploração destes acervos, de modo a facilitar a recuperação da informação nestes ambientes. Ao final são apresentados os resultados iniciais de nossa pesquisa, que busca determinar o valor da aplicação de uma taxonomia facetada para a organização do conhecimento em uma biblioteca digital de teses dissertações.


Parabéns ao Flavio e Profa Gercina por mais esta produção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário