sexta-feira, 14 de outubro de 2011

UFMG Conhecimento e Cultura oferecerá 40 atividades abertas ao público na próxima semana


A ex-ministra Marina Silva participará da cerimônia de abertura do UFMG Conhecimento e Cultura, na próxima segunda-feira, dia 17, às 9h, no auditório da reitoria. O evento integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano será Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos. Haverá palestras, mesas-redondas, cursos, simpósios, workshops e outras atividades abertas à comunidade acadêmica e ao público externo, que acontecerão até sexta-feira, 21, em diversos espaços do campus Pampulha.

Variedade na programação

Promovidas pelas pró-reitorias de Graduação, Extensão e Pesquisa, Diretoria de Relações Internacionais, Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) e Inova, as 40 atividades envolvem leque de abordagens, como as novas metodologias de ensino na graduação e pós-graduação, experiências de intercambistas, possibilidades de financiamento de bolsas junto a agências de fomento, reflexões sobre a matemática e minissimpósio de formação multidisciplinar com ênfase em nanociências e nanotecnologia.

O Dia da Inovação, comemorado nacionalmente em 19 de outubro, será marcado por uma série de atividades que incluem palestras, workshops e cursos. A data presta homenagem ao brasileiro Santos Dumont, que no dia 19 de outubro de 1901 completou em seu dirigível uma volta ao redor da Torre Eiffel, em Paris. A programação específica de apoio ao empreendedorismo inclui os workshops Como criar uma empresa de sucesso e Entenda a importância de um plano tecnológico; o curso Transforme a sua ideia em um negócio, o minicurso Como realizar uma pesquisa do estado da técnica nos bancos de dados de patentes e a palestra Minha pesquisa pode se tornar uma patente? Na palestra será apresentada a política de propriedade intelectual da UFMG.

A redação científica em inglês será tema de workshop ministrado pelo professor Ronald Dickman, do Departamento de Física. Os editores de periódicos científicos da UFMG terão oportunidade de ouvir o vice-presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Sigmar de Mello Rode, sobre as ações políticas da entidade em apoio à editoração e à promoção da qualidade de periódicos brasileiros.

Na terça-feira, 18, às 10h, será lançada campanha de incentivo ao uso do Portal de Periódicos da Capes, com instalação de ponto de atendimento na Praça de Serviços do campus Pampulha, e a realização de workshops sobre o uso de bases de dados e gerenciadores

Premiações

Também haverá entrega do Prêmio UFMG de Teses e do Grande Prêmio UFMG de Teses, concedidos anualmente. O primeiro é outorgado ao melhor trabalho de doutorado selecionado em cada um dos programas de pós-graduação da Universidade. Já o segundo é entregue ao autor da tese selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. A premiação acontece na quinta-feira, 20, às 19h, no auditório da Reitoria.

As inscrições estão encerradas para efeito de certificação, mas continuam abertas, pelo site do evento, a quem deseje participar sem direito a certificado.

A programação completa está disponível em:http://www2.ufmg.br/ufmgconhecimentoecultura/UFMG/Programacao-Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário