domingo, 24 de julho de 2011

Juiz determina prazo para acordo entre Google e editoras

Para encerrar uma disputa que se estende há seis anos, o juiz federal de Manhattan, Denny Chin, determinou o prazo até 15 se setembro para que a Google, autores e editoras apresentem um plano de regulamentação de direitos autorais das obras que estão disponíveis no Google Books, a maior biblioteca digital do mundo, informa o jornal O Globo.

Em audiência realizada na última terça-feira (19), o magistrado afirmou que se a disputa não for "resolvida ou estiver perto de resolução" até o prazo, um novo cronograma será apresentado para que os envolvidos  se preparem para um julgamento.

A empresa que opera a maior ferramenta de buscas do mundo planeja compor o maior acervo mundial - eles já têm cópias de 12 milhões de livros -  disponibilizado na web. Em 22 de março deste ano, o acordo de US$ 125 milhões entre o Google e as editoras foi negado, devido a preocupações antitruste e utilização indevida de propriedade intelectual. Segundo o juiz do caso, "comercializar reproduções de obras protegidas por copyright sem permissão foi longe demais".

Gabriel Stricker, porta-voz da Google, afirma que, após a audiência, algumas opções de propostas são analisadas. Segundo o representante, eles já entraram em acordo com as editoras que moviam processos contra a empresa de Mountain View, na Califórnia, por quebra de direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário