quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eu tinha uma missão, a de transformar a biblioteca num local de acesso a cultura”

Em Mateus Leme, a bibliotecária Maria Regina Alcântara tem trabalho desde 1991, junto a equipe da Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira, para engrandecer a unidade cultural da cidade

Em março deste ano, a bibliotecária Maria Regina Alcântara e toda a equipe da Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira, em Mateus Leme, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, receberam a visita do escritor Bartolomeu Campos de Queirós. A visita significou muito para eles. Receber o escritor é um dos acontecimentos que demonstram o intenso trabalho da equipe para inserir a Biblioteca no circuito cultural da cidade. “Fico satisfeita ao presenciar a Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira em evidência. Hoje ela faz parte do cenário cultural da cidade”, afirma Maria Regina.

A própria história profissional da bibliotecária demonstra o seu esforço para engrandecer a Biblioteca. Formada em Bibliotetocomia desde 2009 pela Unifor (Centro Universitário de Formiga), Regina ocupa atualmente o cargo de Chefe do Setor da Biblioteca. Mas antes de ocupar este posto, a bibliotecária começou sua história de forma bem simples. Antes de trabalhar como bibliotecária, Regina era professora e em 1991, depois de ser aprovada em um concurso público, passou a ser a auxiliar de biblioteca naquela unidade. A partir daí o trabalho não parou mais.

“Comecei a visualizar inúmeras possibilidades de ampliação daquele espaço. Mudei o espaço infantil, colocando tapete, almofadas e gibis. Percebi que havia aumentado a procura por parte daquele público com uma simples mudança”, exemplifica uma das ações que realizou no início do seu trabalho.

Atualmente, junto aos profissionais que completam a equipe da Biblioteca, os trabalhos têm alçado voos mais altos. Informatização do acervo, aprovação dos projetos “Apoio a Bibliotecas Públicas” e “Pontinhos de Cultura” junto ao MinC (Ministério da Cultura), valorização dos artistas locais através da exposição “Raízes da Terra” junto a shows de jovens talentos da região. São estes alguns dos projetos que movimentou a equipe de Mateus Leme recentemente.

DESAFIO
Maria Regina ainda ressalta que, para driblar os baixos recursos financeiros destinados a biblioteca da cidade, foi criada a Associação Amigos da Biblioteca de Mateus Leme, em 2008. “Os desafios existem a todo o momento, pois os bibliotecários têm que mostrar a grandiosidade e a importância do seu trabalho, para que sejam incluídos como prioridade em seus municípios”, afirma.

FISCALIZAÇÃO
A Comissão de Fiscalização do CRB-6 realizou em todo o mês de maio e na primeira semana de junho 80 visitas a bibliotecas de Minas Gerais. Nesse período, os fiscais estiveram nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Esmeraldas, Itaúna, Itajubá, Caeté, Contagem, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Patos de Minas, Sete Lagoas e Mateus Leme. E foi em uma destas visitas que eles conheceram o trabalho de Maria Regina. 

Fonte: CRB6

Nenhum comentário:

Postar um comentário