quinta-feira, 16 de junho de 2011

ECI recebe na próxima segunda, 20, duas defesas de dissertação de mestrado

Taxonomia facetada navegacional e colaboração e compartilhamento da informação em organizações são temas defendidos


Na próxima segunda-feira, 20 de junho, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECI/UFMG (Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais) irá receber duas defesas de dissertação de mestrado.

A aluna Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan irá defender às 14h, na sala 1.000 da ECI, a dissertação “Taxonomia facetada navegacional: construção a partir de uma matriz categorial para trabalhos acadêmicos”. O termo taxonomia facetada diz respeito ao sistema de buscas que visa estruturar os dados de forma flexível, permitindo a opção de cruzamento de informações. Já a acadêmica Alessandra Maria Alves irá expor sobre o seguinte tema “Colaboração e compartilhamento da informação no ambiente organizacional”, também às 14h, no Auditório Azul da ECI.

A dissertação de Benildes Maculan investigou o uso da taxonomia facetada como instrumento de organização da informação, para dar consistência e padronização aos conteúdos informacionais de trabalhos acadêmicos. A finalidade foi facilitar o acesso às informações, oferecendo ao usuário a opção de uma navegação pelos termos da estrutura facetada, apresentados em uma interface de busca.

Por sua vez, o trabalho de Alessandra Alves, buscou identificar quais os fatores que influenciam as trocas de informação por meio do uso de sistemas colaborativos no ambiente organizacional, na tentativa de reconhecer também quais os tipos de trocas de informação (compartilhada ou colaborativa) prevalecem dentro desse contexto.

SERVIÇO
Dissertação: “Taxonomia facetada navegacional: construção a partir de uma matriz categorial para trabalhos acadêmicos”
Aluna: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Dia 20/06, às 14h, na sala 1.000 da ECI/UFMG

Dissertação: “Colaboração e compartilhamento da informação no ambiente organizacional”
Aluna: Alessandra Maria Alves
Dia 20/06, às 14h, no Auditório Azul da ECI/UFMG

Fonte: CRB6

Nenhum comentário:

Postar um comentário