sexta-feira, 10 de junho de 2011

Biblioteca Central promove exposição para comemorar o Dia da Língua Portuguesa

Para celebrar o Dia da Língua Portuguesa, comemorado no dia 10 de junho, a Biblioteca Central promove a exposição Mergulho na Evolução da Língua Portuguesa no Brasil. Composta por obras que demonstram a evolução do português no Brasil e pelo primeiro livro didático ilustrado da história, a exposição pode ser conferida até o dia 16, das 7h30 às 22h, no Espaço de Leitura da Biblioteca Central, no campus Pampulha. 

Fazem parte da exposição exemplares que marcam os grandes períodos de nossa língua: as gramáticas e dicionários do século XIX, com as rebuscadas grafias etimológicas (phrase, pharmácia, theatro, fructo), as influências do índio, do negro e dos imigrantes, os regionalismos, as gírias, curiosidades e obras com a mais recente reforma ortográfica.

Na mostra, pode ser conferida ainda a obra considerada como o primeiro livro didático ilustrado da história: a Cartilha da Gramática da língua portuguesa com os mandamentos da Santa Madre Igreja, de autoria de João de Barros. Segundo a bibliotecária da Biblioteca Central, Rosilene Coelho, a publicação seria utilizada na educação dos filhos da aristocracia para que pudessem aprender na gramática, além de ler e escrever, os preceitos básicos do catolicismo, como os sete sacramentos da Igreja, os dez mandamentos e suas principais orações.

O Dia da Língua Portuguesa é comemorado no dia 10 de junho para lembrar a data da morte do poeta português Luis de Camões.

Fonte: Bu UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário