segunda-feira, 23 de maio de 2011

MJ mantém aposta na desmaterialização

O Ministério da Justiça (MJ) continua a apostar na informatização e na desmaterialização da justiça, tendo apresentado três novos projectos nesta área: a Biblioteca Digital da Justiça Portuguesa, o «Campus Virtual» do Ministério da Justiça, e o Portal de Acesso ao Direito.

A Biblioteca Digital da Justiça Portuguesa já está em funcionamento e permite aceder de forma estruturada à informação sobre a Justiça, nomeadamente sobre os acórdãos dos diferentes tribunais superiores. Mas o MJ explica que «a Biblioteca Digital da Justiça Portuguesa irá ser mais do que um motor de pesquisa sobre as bases de dados de acórdãos: ela será uma verdadeira biblioteca digital, que oferece ao utilizador os próprios livros em formato digital. Esta será, também, uma nova porta de entrada para a pesquisa sobre conteúdos, tornando mais acessível e pesquisável a informação existente nos diversos sítios da Justiça Portuguesa».

Para dotar os vários organismos do ministério de uma plataforma de formação profissional online foi desenvolvido o «Campus Virtual» do Ministério da Justiça.

O desenvolvimento desta plataforma de eLearning esteve a cargo do Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ). No portal os funcionários do MJ podem aceder a formação e a auto-formação, uma vez que no site é possível ficar a par da oferta formativa em três modalidades: eLearning, bLearning e em sala.

Segundo o ministério as acções de formação disponibilizadas no «Campus Virtual» serão da responsabilidade das várias entendidas do MJ, que também terão a seu cargo a gestão e a partilha das mesmas.

Ainda em fase de desenvolvimento está o Portal de Acesso ao Direito, que irá disponibilizar informação sobre os mecanismos de que os cidadãos dispõem para exercer os seus direitos junto da Administração Pública. O portal irá ter informação jurídica organizada por áreas.

Fonte: Igov

Nenhum comentário:

Postar um comentário