terça-feira, 31 de maio de 2011

Inscrições abertas para bolsas em Tecnologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) acaba de abrir o calendário para seleção das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). O prazo de inscrição vai até o dia 18 de agosto.

O pesquisador deve atender aos critérios de avaliação dos Comitês de Assessoramento, disponíveis em: http://www.cnpq.br/cas/cas.htm . Os bolsistas cujo prazo da bolsa termina em 28/02/2012 também devem obedecer ao calendário . Os resultados estão previstos para serem divulgados a partir de janeiro de 2012 e o início da vigência deve acontecer entre março e maio do mesmo ano.


Produtividade em Pesquisa

As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. O período de vigência da bolsa para pesquisador nível 1A é de 60 meses, níveis 1B, 1C e 1D de 48 meses, para a categoria 2 o período é de 36 meses.

Desenvolvimento Tecnológico

As bolsas DT tem como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação, desde que seja titulado há pelo menos três anos, tenha um bom e crescente histórico de formação de recursos humanos, produção e transferência de tecnologia, e um projeto de pesquisa claramente inovador. O período de vigência da bolsa para pesquisador nível 1A é de 60 meses, níveis 1B, 1C e 1D de 48 meses, para a categoria 2 o período é de 36 meses.
 
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário