terça-feira, 31 de maio de 2011

Brasil cria pós-graduação para MPS.BR

A SOFTEX (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) e a FUMSOFT (Sociedade Mineira de Software), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), anunciam o lançamento do primeiro curso PG-MPS - Pós-graduação em Engenharia e Qualidade de Software com o Modelo MPS.BR.

Tendo como público-alvo profissionais oriundos dos cursos de graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência da Informação e Tecnologia de Processamento de Dados, além daqueles que se formaram em cursos oficiais da SOFTEX, a pós-graduação capacitará para definir, implantar e gerenciar processos de software baseados em MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

O MPS.BR (www.softex.br/mpsbr) é uma iniciativa brasileira coordenada pela SOFTEX e que envolve universidades, grupos de pesquisa e empresas. Seu objetivo é promover a melhoria da qualidade e da produtividade de soluções e serviços de software de acordo com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente, mas a custos acessíveis às empresas nacionais, principalmente as de pequeno e médio porte. Ele está em conformidade com as normas internacionais ISO/IEC 12207 e 15504 e é compatível com o CMMI (Capability Maturity Model Integration), além de ser adequado à realidade brasileira. Desde 2005, quando foi lançado, 285* empresas de todo o País já conquistaram essa avaliação.

“A concretização deste curso é mais um passo fundamental para o posicionamento do MPS.BR como modelo de referência para processos de qualidade no Brasil”, destaca Carlos Barbieri, coordenador de Qualidade de Software da FUMSOFT que, na SOFTEX, está à frente da coordenação nacional da pós-graduação PG-MPS.
A grade curricular da pós abrange aspectos técnicos envolvendo a necessidade de adoção de modelos de qualidade pelas organizações, bem como gerenciais, indispensável para a implementação de iniciativas voltadas à qualidade de software nas empresas. Os critérios de seleção da PUC Minas incluem uma análise classificatório de curriculum vitae, uma defesa escrita dos motivos que levaram o candidato a buscar o curso e, se necessário, uma entrevista com a coordenação.

“Esta primeira edição do PG-MPS em Belo Horizonte é um marco. Diversas universidades já nos manifestaram interesse em replicá-lo em razão da crescente adesão das empresas de software ao modelo MPS”, explica José Antonio Antonioni, diretor de competitividade e qualidade da SOFTEX. “É extremamente importante para o Brasil possuir empresas avaliadas no modelo MPS e uma massa crítica de profissionais especialistas em qualidade e melhoria de processo de software para fazer frente ao competitivo mercado internacional”, acrescenta.

A pós-graduação em Engenharia e Qualidade de Software com o Modelo MPS.BR terá início em 12 de setembro e término em setembro de 2012. Com 432 horas/aula, ela acontecerá às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h00 às 22h30, no IEC PUC Minas na Praça da Liberdade. Ao final do curso, o profissional estará habilitado para realizar a Prova Oficial para Implementadores MPS.BR (P2), com desconto de 50% na inscrição, desde que o faça até as duas ofertas subsequentes após o encerramento da pós.

As inscrições podem ser realizadas de 30 de maio a 5 de agosto no endereço:
http://www.pucminas.br/cursos/dados_cursos.php? tipo=2&instituto=403010000&pai=339&pagina=747&menu=943&cabecalho=14& lateral=18&situacao=201102&curso=2579&mostra=informacoes

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário