quinta-feira, 28 de abril de 2011

Falta profissionais de TI no mercado: como mudar isso?

O Brasil passa por um momento de crise de empregos na área de tecnologia da informação – TI. Existem poucos profissionais capacitados para atuar nas áreas correlatas, deixando um vácuo no mercado, afetando as empresas que dependem da tecnologia para poder realizar seus negócios com eficiência. Por outro lado, abre oportunidades para jovens, buscarem a área como carreira, pois com certeza terão maiores chances de emprego.

Um estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) projeta para este ano um déficit de quase 92 mil profissionais de TI.

Segundo levantamento da entidade, as empresas de tecnologia têm a perspectiva de contratar 34 mil profissionais de tecnologia em 2011. Dessas posições a serem preenchidas, 70,2% ocorrerão na região sudeste, 18,5% no centro-oeste, 8,98% na região sul, 2,18% no nordeste e 0,12% na região norte do país. Veja mais sobre esse estudo.

As vagas que mais faltam profissionais no mercado são de desenvolvimento de software, existem mais de 15 mil vagas abertas no Brasil.

Eis o problema, muitos reclamam dos salários baixos, que não permitam que o profissional possa se aprimorar continuamente e ter interesse em evoluir na carreira. Será que é preciso um órgão regulador da profissão, para defender os interesses dos profissionais? Com um órgão regulador, estilo CRA – CRM, a profissão terá amparo legal, melhorando assim salários, fazendo com quê a profissão seja mais valorizada.

É muito importante os profissionais de TI se aperfeiçoarem sempre, com cursos e principalmente certificações na área escolhida. Um profissional certificado e inovador é mais cotado que outro com nível superior, além é claro, tem maiores chances de emprego.

Veja essa matéria exibida no Jornal Nacional sobre a carência de profissionais de TI.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário