segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Wikipedia vai reformular todo seu visual

Brandon Harris, editor-sênior de design da Wikimedia Foundation, explica as adaptações necessárias 

A Wikipedia perde cada vez mais editores e colaboradores. Para Brandon Harris, editor-sênior de design da Wikimedia Foundation, o fato é um sintoma do fraco design e software do site.

Nas palavras dele, as reformulações serão “um chute na cabeça” e pretendem melhorar a navegação e interação com a enciclopédia colaborativa. O objetivo final é facilitar o trabalho dos contribuintes e, consequentemente, angariar mais voluntários.


Apesar de pretender deixar o site com ferramentas semelhantes às de uma rede social, Harris ressalta: “A Wikipedia não será o Facebook”. Segundo ele, os sistemas têm a única intenção de integrar os trabalhos. Por exemplo: quando um artigo necessitar de fontes sobre o nazismo, alguém que editou um texto da Segunda Guerra Mundial receberá esse aviso.






Para seu plano de melhoria, Harris comenta algumas das mudanças que estão sendo estudadas. Veja os principais projetos em andamento e discussão:

  • Agora: O objetivo é unificar as linguagens e sistemas de edição da Wikipedia, tentando criar um padrão.
     
  • Echo: Projeto para promover mais interações entre os contribuintes da enciclopédia. Pretende instalar sistema de notificações e mensagens em tempo real.
     
  • Flow: Tentará melhorar a comunicação entre os usuários, criando um sistema mais eficiente de respostas e conversas.
     
  • The Athena Skin: O possível design final da Wikipedia. O layout está sendo pensado em versões diferentes para desktops, tablets e smartphones.
     
  • Mobile: Mais discussões específicas sobre o design para sistemas móveis.
     
  • Global Profile: Um sistema de perfil individual para cada editor.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário