sexta-feira, 13 de julho de 2012

Conteúdo de aulas de universidades renomadas estão disponíveis na web

Até pouco tempo atrás, assistir aulas nas principais universidades do Brasil e do mundo sem sair de casa era um sonho, mas está virando realidade. Universidades renomadas como Harvard e Berkeley disponibilizam seu conteúdo na internet gratuitamente.

Com uma licença especial, o criador do site Veduca, Carlos Souza, montou um site que reúne aulas de algumas das mais famosas universidades americanas e já colocou legendas em português em quase cem delas.
Vários endereços já oferecem o acesso ao ensino de ponta no mundo. O diploma dessas grandes universidades é para poucos, e vai continuar sendo, mas esse processo na internet ajuda a democratizar o conhecimento. De certa forma, as paredes das cobiçadas salas de aula já não separam: abrigam. E, aos poucos, não será preciso tanto das legendas em português.
A Unicamp, uma das principais universidades do país, já está colocando o semestre inteiro de disciplinas de física e cálculo na rede. “Eu acho que o projeto certamente é importante para democratizar o conhecimento, mostrar o que é feito numa universidade pública, que é fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Acho temos que ter a educação como ponto central na agenda do país”, fala o pró-reitor de graduação da Unicamp, Marcelo Knobel
Veja abaixo alguns endereços online de universidades que disponibilizam conteúdo gratuitamente:
Coursera - Cursos sobre Algoritmos, Teoria dos Jogos e Mitologia. As aulas são dadas por professores de Princeton, Stanford e das Universidades da Califórnia, de Michigan e da Pensilvânia.
Udacity - Oferece seis cursos na área tecnológica, introdução à inteligência artificial.
Youtube EDU - Conteúdo educacional dividido em categorias como universidade, ensino fundamental e médio, e aprendizado aara toda a vida.
Veduca - Site tem 70 aulas de professores de grandes universidades do mundo com legenda em português.
Unicamp - Aulas magistrais reúne videos de grandes professores.
Fonte: G1.Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário