quarta-feira, 20 de junho de 2012

Veja dicas para conciliar faculdade e trabalho com estudo para concursos


Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* responde a dúvidas dos internautas sobre como conciliar, de forma produtiva, a preparação para concursos públicos com as outras tarefas do dia a dia, como trabalho, cursos e faculdade.

"Você acha muito difícil conciliar trabalho, faculdade e concurso? ", pergunta o internatura Lucas Souza.

Segundo Lia, para ser aprovado em um concurso é preciso ter tempo para estudar e não basta somente assistir às aulas. Ela ainda ressalta que se o dia do candidato está tomado com o trabalho e as noites com a faculdade, sobra apenas o fim de semana para a preparação para a prova.
"A preparação para concurso não é muito rápida e é difícil manter um bom rendimento em um ritmo em que você não durma pelo menos 6 horas por noite e não tenha lazer no fim de semana. E não vejo como preservar isso com tantas tarefas", diz.
Lia sugere que o internauta escolha um dos dois projetos para ter dedicação total. "Você pode concluir a faculdade e iniciar sua preparação no semestre seguinte, como se fosse outra faculdade, ou, se estiver no início da faculdade e achar que é melhor priorizar o concurso agora, trancar a sua matrícula, se dedicar ao concurso e, assim que aprovado, voltar e concluir o curso."
Trabalho, estudo e cursos
A internauta Eveline Santana quer saber como pode se organizar para estudar mesmo trabalhando e fazendo cursos. "Como posso conciliar meu trabalho com estudos, sabendo que faço cursos às terças, quintas e sábados. Tenho 18 anos, e passei no meu primeiro concurso, mas não fiquei no número de vagas. Vou para o meu quinto concurso."

"Você já está sendo aprovada nos concursos e isso é um bom começo. Mas, é preciso melhorar para ficar dentro das vagas", ressalta Lia.
A especialista indica que a internauta faça uma programação de estudo para os dias em que não tem aula. A sugestão é de 3 horas com um intervalo de 15 minutos no meio do período.
Lia também sugere a escolha de uma área em que seja possível aproveitar as matérias de um edital para o outro. "Senão, é como se a cada concurso você voltasse para o fim da fila e não aproveitasse o conhecimento já adquirido."
"O mais importante é manter o ritmo e a continuidade. O conhecimento vai sendo amadurecido e, quando você menos esperar, estará dentro das vagas", afirma.

Qualidade de estudo

"Ao contrário da maioria tenho tempo para estudar. Mas, sempre tenho batido na trave. Faço sempre uma média superior a 70%, às vezes até sem estudar especificamente para o concurso. Sempre levo o tempo total da prova para conseguir realizá-la e depois me dou conta que por "pegadinhas" errei 4 ou 5 questões. Como fazer para lidar com o nervosismo e não perder o foco durante a prova?", questiona Amanda Ferreira.

De acordo com Lia, é comum alguns candidatos acertarem uma boa quantidade de questões, mesmo sem estudar, e por isso acabam achando que é fácil ser aprovado. Mas, cerca de 20% ou 30% dos acertos que faltam para a aprovação dependem do empenho e estudo.
"Não acho que seus erros sejam por nervosismo. É natural errar bobagens, não perceber o que chamamos de “pegadinhas” e isso é resolvido com o amadurecimento da preparação", afirma.
Para resolver o problema, a especialista sugere que a internauta estude como se nunca tivesse feito isso antes. "Leia a teoria, faça exercícios a cada novo assunto, com consulta, para fixar e melhorar a compreensão. Faça isso com todas as matérias ao mesmo tempo, criando uma programação semanal. Isso vai fazer com que você dê um salto de qualidade no conhecimento", ressalta Lia. No final de cada disciplina é preciso fazer fichas-resumo, que serão utilizadas para fazer revisões quando o edital for publicado.
A especialista também indica a resolução de provas de concursos que já aconteceram. Assim, é possível conhecer o estilo das questões e não cair nas "pegadinhas".
"Concurso público é assim mesmo, depende de compreensão, conhecimento, fixação e, depois, aprender a fazer prova", diz.

*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”



Nenhum comentário:

Postar um comentário