segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Otimização – Aumente o desempenho do seu computador

Hoje em dia a configuração dos computadores está cada vez melhor, muitos já saem de fábrica com um bom processador e muita memória, então a lentidão não pode ser desculpa para essa situação. 

Outros fatores são mais importantes, como por exemplo o acesso a internet por um longo período acumula cookies (arquivo que grava informações do usuário para certos sites), quando há muitos arquivos e programas instalados no computador ocorre a fragmentação com o longo tempo de uso. 

Como Ocorre?

Essa fragmentação ocorre da seguinte maneira: Imagine uma biblioteca onde os livros estão guardados sem uma determinada ordem (de número, alfabética ou por gênero), quando você vai procurar demora pois não sabe onde está, assim acontece com o pc, a medida que o tempo passa deixa os arquivos todos desorganizados.  Seria bem mais rápido se tudo estivesse em seu local adequado.

O que fazer?

Existem programas para realizar uma “faxina” no computador, cada um com sua função específica, são os desfragmentadores e os “limpadores”. O primeiro como o próprio nome diz vai realizar a desfragmentação e organizar os arquivos, já o segundo vai fazer uma limpeza em dados inutéis, informações de sistema, cookies de navegação, registros de programas instalados/desinstalados, dados de backup, históricos de mensageiros instantâneos etc.

Recomendados o CCleaner e o Defraggler, que utilizados com frequência vão deixar seu computador mais rápido e livre de arquivos desnecessários. São aplicativos de fácil uso e quase nenhuma configuração. O CCleaner pode ser utilizado uma vez ao dia, para que não acumule muitos arquivos sem importância. Já o Defraggler pode ser usado uma vez por mês ou a cada 15 dias, tudo depende da intensidade com a qual é utilizado o pc.

Não podemos esquecer da limpeza física dos componentes do computador, que além da lentidão podem danificar algumas peças. Se tiver receio em realizar essa tarefa converse com um profissional especializado.

Fonte: Me ajuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário