quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pesquisador espanhol discute na UFMG conceito de biblioteconomia, documentação e ciência da informação

De 26 a 28 de setembro, a Escola de Ciência da Informação (ECI) recebe o professor José López Yepes, da Universidade Complutense (Madri), para uma série de palestras e debates. As atividades são abertas ao público e acontecem no auditório Azul, da Escola, no campus Pampulha.
 
A primeira palestra de Yepes na UFMG será realizada no dia 26, às 19h, e tratará do conceito de Documentação/Ciência da Informação. Segundo o professor, não existe na atualidade consenso sobre o conceito da disciplina e, como consequência, “não há uma imagem de visibilidade uniforme frente à comunidade científica”, o que acarreta dificuldades para a formação da profissão, além de permitir que profissionais de outras áreas se insiram em seus fazeres específicos.
 
José López Yepes identifica um conflito de caráter terminlógico-conceitual, o qual, em sua opinião, pode ser resolvido com base em acordos para fixar os termos e conceitos mais importantes na comunidade ibero-americana.
 
No dia seguinte, às 14h, Yepes discutirá – em especial com alunos de pós-graduação e professores da ECI – a proposta do Grupo Iberoamericano de Investigación Epistemológica en Bibliotecología, Documentación y Ciencia de la Información. Em seguida haverá debates sobre temas relacionados.
 
Depois de sua presença na UFMG, Yepes fará palestras nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), no Rio de Janeiro, da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade de São Paulo, em visita de dez dias financiada pelo CNPq e pelos programas envolvidos.

Fonte: Notícias da UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário