sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Curso de atualização em AACR2 2002 E MARC 21: formato para dados bibliográficos está com inscrições abertas

O objetivo geral do Curso é promover a atualização dos alunos em AACR2 2002 e MARC 21 Bibliográfico, através da modalidade da educação a distância, sem encontros presenciais, permitindo atender a grandes contingentes de alunos, às novas demandas por ensino e treinamento ágil e eficiente, sem prejudicar suas atividades laborais.

Objetivos Específicos:
1 - Apresentar o AACR2 2002  e o MARC 21 Bibliográfico.
2 - Capacitar catalogadores na utilização do AACR2 2002 e MARC 21 Bibliográfico, aplicando-os na criação de registros bibliográficos, dos seguintes  documentos: Monografias, Publicações seriadas, Audiovisuais (filmes e vídeos) e Música (partituras e registros sonoros) e na criação de Registros de autoridade.           
3 - Estimular o desenvolvimento profissional continuado na área de Tratamento da Informação;
4 - Criar oportunidades de aprimoramento e valorização profissional.
5 - Desenvolver competências e habilidades para:
• atuar nos serviços de tratamento da informação das bibliotecas;
• desenvolver o auto-aperfeiçoamento contínuo, criatividade e iniciativa, visando a busca de soluções individuais e coletivas relacionadas com a catalogação e entrada de dados dos documentos;
• acompanhar as atualizações dos instrumentos para  processamento técnico de documentos, em função das rápidas mudanças tecnológicas que geram publicações em novos formatos;
• participar dos projetos da instituição onde atua e, em particular, na melhoria do padrão da catalogação de documentos.

Pré-requisitos:
Ter formação em Biblioteconomia/Ciência da Informação ou, se estudante, já ter cursado o 6º período.

Público-alvo:
O Curso destina-se a  bibliotecários, documentalistas e estudantes de graduação e pós-graduação em Ciência da Informação.

Ministrantes:
- Maria Helena Santos, Coordenadora e tutora - Bibliotecária aposentada pela UFMG;
Bacharel em Biblioteconomia pela UFMG, em 1975; Participou da tradução da obra: O MARC bibliográfico: um guia introdutório; catalogação legível por computador.

- Terezinha Gomes Bregunci, Tutora - Bibliotecária aposentada pela UFMG
Bacharel em Biblioteconomia pela UFMG, em 1979.

- Vilma Carvalho de Souza, Tutora - Bibliotecária-chefe da FAFICH - Especialização em Engenharia de Software e História da Ciência; Bacharel em  Biblioteconomia pela UFMG, em 1989.

Carga Horária:
Módulo 01: 20 h/a
Módulo 02 a 06: 40 h/a - cada
Carga horária total: 220 h/a

Observações:
• O aluno deverá se matricular previamente nos Módulos de seu interesse, sendo que o Módulo 1 é obrigatório, por ser pré-requisito para os demais.
• O aluno só receberá login e senha para acessar o Módulo, após a quitação do boleto respectivo.
• O valor total do curso (6 Módulos) é de R$ 1.200,00.
• Todos os certificados, independente do número de módulos que o aluno tenha participado, serão emitidos ao final do curso (após o 6º Módulo).

Maiores informações no site, www.bu.ufmg.br/cenex


Fonte: CENEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário