terça-feira, 7 de junho de 2011

Futuro do livro eletrônico em debate no 2º Fórum Mundial da Unesco

Os desafios no mundo da edição impressa e eletrônica e nas novas formas de leitura centrarão os debates do 2º Fórum Mundial da Unesco sobre Culturas e Indústrias Culturais (Focus 2011), que será realizado na cidade italiana de Monza, entre os dias 6 e 8 de junho.

Sob o lema "O livro amanhã: o futuro da palavra escrita", 200 especialistas se reunirão durante três dias. Entre eles, autores, editores, cientistas, jornalistas, bibliotecários, sociólogos, blogueiros, pesquisadores, políticos e responsáveis econômicos, procedentes de mais de 30 países.

A Unesco, organização cultural, educativa e científica da ONU, vai tentar "extrair" conclusões do fórum para acompanhar seu programa do livro. A ideia é também que sirva para oferecer "pistas", e inclusive abrir "horizontes" aos legisladores e todos os que promovem o mundo da leitura.

Para a Unesco, a importância do livro não está só em seus envolvimentos emocionais, pedagógicos e culturais, mas também em sua relação direta com as repercussões econômicas e comerciais para o setor da edição mundial.

Focus 2011 terá três assuntos fundamentais "A economia do livro digital", os "Direitos autorais de propriedade intelectual na era digital" e "A biblioteca digital".

Em paralelo ao evento ocorrerão oficinas, com temas como "O blog versus o jornal em papel", "O futuro da palavra escrita e da leitura" e "Mudanças na rede de produção e distribuição".

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário