segunda-feira, 30 de maio de 2011

Programa em biotecnologia seleciona pesquisadores

O resultado com o nome das propostas selecionadas será divulgado no dia 8 de junho, e o início da 2ª fase do programa está previsto para o mês de julho deste ano.

Manaus - Até o dia 1º de junho, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) recebe propostas de interessados em participar da 2ª fase do Programa para Desenvolvimento de Produtos e Processos, no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). O edital é financiado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect-AM). 

Nesta 2ª fase serão investidos, em bolsas, recursos na ordem de aproximadamente R$ 4 milhões, sendo R$ 3,95 milhões financiados pela FAPEAM, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A documentação para inscrição deve ser entregue no protocolo da sede da fundação, no horário das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira em envelope lacrado, de acordo com especificações do Edital.

O Edital envolve nove temas, com atividades diversificadas de pesquisas, abrangendo profissionais das áreas de Ciência da Informação, Biotecnologia, Engenharia, Farmacologia Geral, Toxicologia de Medicamentos e Etnofarmacologia, Microbiologia, Biologia, Ciências Contábeis, Farmácia, Agronomia, Química e outras. 

As propostas submetidas pelos profissionais vão ser selecionadas em uma única chamada, de acordo com os objetivos e perfis de cada participante. O resultado com o nome das propostas selecionadas será divulgado no dia 8 de junho, e o início da 2ª fase do programa está previsto para o mês de julho deste ano.

Conheça a síntese dos temas propostos pelo edital
Para esta 2ª fase do programa os profissionais podem se inscrever com projetos em um dos nove temas propostos, de acordo com suas respectivas áreas de formação e tempo de experiência:
Tema 1: Desenvolver estudos e ações que contemplem a relação da captura, análise, sintetização, reestruturação, formatação, reformatação e geração de informações para o incremento da bioindústria.
Tema 2: Desenvolver ações para o Núcleo de Geração de Negócios (NGN), auxiliar o CBA, a fim de fortalecer a economia amazônica, por meio da geração e consolidação de negócios baseados na diversidade natural e cultural da Região. 
Tema 3: Desenvolver ações para o aprimoramento científico-tecnológico necessário ao desenvolvimento de medicamentos sistêmicos, ou de uso tópico, inclusive cosméticos eficazes e seguros, de acordo com as normas e exigências legais brasileiras para uso de xenobióticos na espécie humana.
Tema 4: Desenvolver ações para a consolidação dos três Laboratórios da Coordenadoria de Microbiologia do CBA: Laboratório de Microbiologia Geral, Laboratório de Fermentação e Laboratório de Análises Microbiológicas de Produtos.
Tema 5: Desenvolver ações para finalizar a implantação do Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular do CBA, incluindo: acompanhamento da instalação e operacionalização dos equipamentos, gestão de recursos humanos, treinamento e gerenciamento de atividades vinculadas aos laboratórios, elaboração e gestão de projetos e subprojetos de desenvolvimento de produtos e processos. 
Tema 6: Desenvolver ações que contemplem o gerenciamento da Coordenadoria de Produtos Naturais do CBA, constituída pelos Laboratórios de Química de Produtos Naturais e de Cultura de Tecidos Vegetais.
Tema 7: Desenvolver ações para finalizar a implantação de todos os Laboratórios previsto da Central Analítica do CBA, incluindo a seleção, aquisição e o acompanhamento da instalação e operacionalização de instrumentação analítica, treinamento de recursos humanos, e gerenciamento de atividades vinculadas aos laboratórios, elaboração e gestão de projetos e subprojetos e ainda apoiar o desenvolvimento de processos para a obtenção de produtos e elaborar protocolo de análises para o controle de qualidade de insumos e produtos. 
Tema 8: O Núcleo de Produção de Extratos e a Planta de Processos Industriais do CBA são unidades de apoio aos demais Laboratórios. Em parceria com outras áreas do Centro, visam promover soluções tecnológicas adequadas para a pesquisa e o incremento de novos produtos na região.
Tema 09: Desenvolver ações de acompanhamento de projetos executados pelo CBA no âmbito do Convênio Suframa/Sect/FAPEAM. O estudo deve contemplar a avaliação da prática de gestão administrativo-financeira, incluindo gestão de recursos humanos, controles contábeis-financeiros, gerenciamento de projetos, planejamento de atividades e elaboração de relatórios gerenciais em convênios.

Fonte: D24am

Nenhum comentário:

Postar um comentário