segunda-feira, 25 de abril de 2011

A bíblia do século XXI

A tecnologia está mudando a forma de ler o livro sagrado; agora é possível interagir com o conteúdo
Por: Keila Cândido
Nem mesmo a Bíblia ficou de fora das transformações da tecnologia. O livro mais vendido no mundo agora pode ser lido de uma forma diferente. Para quem gosta das passagens bíblicas, é possível conhecer os lugares por onde Jesus passou, visitar Mosteiros, passear pelas ruas Jerusalém. A Bíblia Glow, lançada em formato digital e interativo, conquistou 65 mil usuários nos EUA, desde o lançamento setembro de 2009, e uma média de mil instalações por dia. O lançamento no Brasil, em agosto do ano passado, teve 8 mil unidades vendidas.
De forma interativa, o livro sagrado pode ser visto com 2.400 imagens (que inclui obras de arte sacra e imagens de satélite tiradas dos locais mencionados), vídeos e documentários em alta resolução, além de animações históricas, mapas com zoom e passeios virtuais de 360 graus em lugares sagrados. Entre as possibilidades de interatividade está o plano de leitura, que permite organizar marcações e comentários que fizer nos trechos que achar interessante. Todas as alterações feitas são registradas no sistema e compartilhadas em todas as mídias em que o usuário estiver cadastrado. 


Por enquanto, no Brasil, o consumidor pode ter acesso ao conteúdo bíblico interativo da Glow instalando o programa (compactado em três CD’s) em até três computadores. O software é vendido por R$119,00, na versão traduzida pela Sociedade Bíblica Brasileira, e R$139,00, na versão Pentecostal publicada pela CPAD. Nos EUA, o usuário consegue comprar o software pela internet e fazer o download também no iPad, iPhone e Mac.
Depois do lançamento da Bíblia interativa Glow no ano passado, a editora lica Brasil irá lançar em maio uma versão para e-book e, em junho, o Novo Testamento em formato MP3: Evangelhos e Atos; Cartas a Apocalipse, além do volume Jô, Salmos e Provérbios. O livro bíblico foi traduzido pela Nova Versão Internacional (NVI), versão mais próxima aos escritos bíblicos originais. O texto é recitado por um pastor e embalado por músicas tocadas no decorrer da narração.
Para quem gosta de estudar a Bíblia, há no mercado a Biblioteca Digital da Bíblia, publicada pela Biblioteca Digital Libronix. O conteúdo vem em um CD que deve ser instalado. O sistema permite expandir o acervo da biblioteca digital acrescentando outros conteúdos publicados pela editora e adicionar novos recursos e ferramentas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário