quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Escrevendo sobre o ato de escrever textos acadêmicos (Aldo de Albuquerque Barreto)


Na palavra falada temos que ser, em absoluto, do nosso  tempo e lugar; não podemos falar como Vieira, pois nos  arriscamos ou ao ridículo ou à incompreensão. Não  podemos pensar como Descartes, pois nos arriscamos ao  tédio alheio. A palavra escrita, ao contrário, não é para  quem a ouve, busca quem a ouça; escolhe quem a entenda,  e não se subordina a quem a escolhe. Na palavra escrita  tem tudo que estar explicado, pois o leitor nos não pode  interromper com o pedido de que nos expliquemos melhor.

(Fernando Pessoa. O livro do desassossego)

Um artigo científico deve ser escrito com clareza, precisão e, sobretudo, atualmente quando todos vão ler na web com uma visualização adequada para esta leitura online. O leitor deve ficar interessado na narrativa e ser capaz de entender o seu conteúdo facilmente. Um texto deve apresentar adequadamente os objetivos, o porquê e como foi escrito -metodologia - os resultados encontrados e suas aplicações.

Artigos científicos e técnicos são recusados para publicação devido à má qualidade da sua apresentação. Possuem frequentemente um excesso de informação irrelevante, ausência de conclusões precisas, tabelas e gráficos mal feitos e em demasia e deficiência na apresentação dos resultados.

O escrever acadêmico é rico em citações. Mas deve ser lembrado que em cada citação o autor passa a autoria do seu texto para a voz de outrem. Se um texto possui mais da metade de suas linhas de citações, incluindo quadro e tabelas, a autoria é difusa e esta em rede.

Pela mesma razão não se pode ter um texto de 20 páginas com muitas citações, links, quadros e tabelas de outra autoria e ao concluir tudo isso o autor o faz em uma lauda. Como diria Pessoa "arriscamos ou ao ridículo ou à incompreensão".

Além de manter uma boa organização na apresentação dos objetivos, fatos e conclusões, há que cuidar da ortografia e a gramática para que o leitor não tenha problemas para entender o que você está tentando dizer. Ele não pode perguntar ao texto uma nova explicação.

Existem várias formas para se publicar um artigo técnico ou uma publicação científica, como: divulgação científica, revisão temática, descrição de aplicação de um modelo, uma opinião do autor. Mas os artigos preferidos por editores são aqueles onde, em sua maior parte, existe um questionamento original e com nítida preponderância de enunciados reveladores de uma reflexão própria do autor.

É preciso cuidar para não tipificar ou especificar seu artigo como uma simples descrição sem reflexão de análise e avaliação de literatura; textos cujo formato mostre uma estrutura típica de uma adaptação de um trabalho de final de curso de graduação ou pós-graduação; textos com autoria múltipla onde a contribuição de cada um dos autores para o artigo não possa estar claramente definida e explicitada no encaminhamento do conteúdo ( artigos de grupo de pesquisa ou rede de pesquisa na autoria o nome do grupo); cuidar com textos excessivamente específicos ou descritivos, de análise de um serviço/ produto ou fortemente baseados em um determinado contexto, um local geográfico, um serviço, um produto ou uma empresa e seu produto.

Faça um título curto, que chame a atenção, e além de tudo, que reflita o tema principal do artigo. Não o faça muito longo; escreva o seu nome e a sua filiação institucional de forma uniforme e sistemática como usa em todas as suas publicações para que seus artigos possam ser reconhecidos e citados de forma correta por outros autores.

As pessoas se baseiam no Resumo ou no Abstract para decidirem ler ou não o restante de um artigo. Os buscadores da web vão indicar o seu resumo ou abstract. Assim, resuma de maneira precisa os tópicos principais do artigo e as conclusões obtidas através do seu trabalho. Não utilize mais que 150 a 250 palavras. Limite o número de tópicos para evitar confusão na identificação do artigo. Não inclua referências, figuras, citações siglas ou equações no resumo.

O Abstract é a versão do resumo em inglês. Por uma questão de coerência, ele deve possuir tamanho e significado compatíveis com o resumo. A versão em inglês não deverá ser apenas uma tradução literal ou convencional do resumo, mas sim uma tradução adaptada. Use frases de até 2 linhas no máximo. O leitor na língua inglesa não consegue perceber o significado em longas frases com orações subordinadas e/ou coordenadas.

Por vezes, editores solicitam a inclusão de um conjunto de palavras-chave que caracterizem o seu artigo. Estas palavras serão usadas posteriormente para permitir, também, que o artigo seja encontrado por sistemas eletrônicos de busca. Por isso, você deve escolher palavras-chave que identifiquem o artigo. Um bom critério é selecionar as palavras que você usaria para procurar na web um artigo semelhante ao seu.

A introdução é uma sinopse geral do conteúdo do seu artigo científico sem entrar em muitos detalhes. Especifique a relevância da publicação do seu artigo: explique como o seu trabalho contribui para ampliar o conhecimento em uma determinada área ou se ele apresenta novos métodos para resolver um problema ou se ele é um trabalho de opinião do autor ou de um Grupo de pesquisa. Apresente uma revisão da literatura em sua maioria publicada nos últimos 5 anos e específica sobre o tópico abordado; forneça um histórico do problema.

Corpo do artigo:

Defina o problema ou tópico estudado, explique a terminologia básica, e estabeleça claramente os objetivos e as hipóteses. Note que artigos são frequentemente rejeitados para publicação porque os autores apresentam apenas os objetivos pouco claros ou inatingíveis.

Formulação teórica, Metodologia e materiais e métodos - Apresente as formulações teóricas. Informe a metodologia e todos instrumental e métodos de pesquisa de forma que os leitores sejam capazes de entender como o estudo foi realizado. Em trabalhos experimentais indique os procedimentos de uma forma coerente. Dê crédito ao trabalho de outras pessoas através de referências: não invente conceitos e forneça detalhes e definições dos conceitos discutidos ou indique a fonte que os explique.

Falhas comuns em artigos técnicos incluem o uso inapropriado de tabelas e figuras que confundem os leitores; a falta de análises adequadas das estatísticas, a abundância de percentuais e quadros confunde o texto. Tabelas devem ser incluídas quando se deseja apresentar um número pequeno de dados e se recheadas de texto inibem sua leitura. Lembrar que a maioria dos artigos vai para a web e necessita uma boa visualização tanto como a clareza de conteúdo. Evite um conteúdo recheado indicações em caixa alta, negritos, e sublinhados. Nunca apresente a sigla substituindo o extenso no texto, não use frases de mais de 50 palavras. Quando você usa uma citação ou um quadro ou figura de outro autor você esta passando a autoria do texto para o escritor citado. Se há um excesso de citação e figuras de outros o texto não é mais seu, mas sim desta rede de escritores citados.

A seção Resultados deve ser apresentar as suas reflexões sobre as evidências de seu estudo. Se não puder escrever com facilidade sobre estas sua reflexões o artigo não merece ser escrito. Conclusões e resultados devem conter pelo menos 5 laudas.

Apresente argumentos convincentes e adequados, análises, padrões/tendências observadas, opiniões e ideias além da dos números coletados. Faça comparações com resultados obtidos por outros pesquisadores, caso existam. Sugira aplicações para o seu artigo.

Você pode iniciar a sua conclusão mostrando o que é novo e relevante em seu texto. Sua conclusão deve ser analítica, interpretativa, e incluir argumentos explicativos. Você deve ser capaz de fornecer um dialogo conceitual lógico e coerente dos resultados do trabalho e suas possíveis aplicações. Forneça informações completas sobre as referências utilizadas. Um artigo cientifico, mesmo sob a forma de ensaio teórico,, não deve conter menos que 50 referências analisadas. Insira como apêndice as informações que não são precisam ser visualizadas no texto principal como, por exemplo: questionários, software utilizado, relação de dados.

Roteiro para checar o seu texto

1 Título: reflete o conteúdo, as palavras utilizadas são apropriadas

2 Precisão do Texto: as informações estão claras, bonitas e sem excessos de diagramas; os parágrafos estão adequados para leitura.

3 Estilo: o conteúdo está correto?

4 Apresentações dos Dados: tratamento das figuras e tabelas esta adequado; há algo que deveria ir para o anexo.

5 Justificativa: revisão da literatura, marco teórico:
Foram esquecidos artigos históricos ou clássicos;
Foi obedecida uma cronologia;
Como foi abordado o arcabouço teórico adotado

6 Metodologia e Métodos e instrumentais
Qual foi o tipo de metodologia utilizada;
Qual foi o instrumental e os métodos usados;
Qual foi o local de realização da pesquisa; (Quais entidades envolvidas)
Quais foram os critérios de inclusão de dados;
Quais foram os critérios de exclusão adotados?
Quais as variáveis estudadas?
Como foram mensuradas?

7 Conteúdo
As principais perguntas foram respondidas;
Os erros ortográficos e de concordância são só acidentais?
O estilo de redação é bonito, direto, claro e objetivo?
A sequência de raciocínio é lógica e faz sentido?
A apresentação é de boa qualidade tanto para a mídia impressa quanto digital
O mesmo estilo foi utilizado em todo o texto;
Há excesso de formatação no texto, muitas figuras, tabelas, etc.,;
Os anexos são relevantes.

8 Resultados
Os resultados encontrados são coerentes;
Foram apresentados de forma apropriada;
Foram enfatizados os principais resultados;
Foram discutidas as limitações dos resultados;
O significado do texto traz novidades.

9 Conclusões:
Estão adequadas e corretas? ( em harmonia com os objetivos? com a metodologia e os métodos? com os resultados?);
As descrições das conclusões ocupam o equivalente a 5 laudas ou mais?
Foram enfatizados os principais resultados;
Foram discutidas as limitações do texto;
As questões colocadas foram respondidas no texto.

A velocidade da escrita, leitura e assimilação mudou assim como mudou a quantidade de informação a qual estamos expostos; evite causar estresse cognitivo no leitor; apresente a informação de maneira visualmente destinada para a percepção com uma estrutura gráfica/textual que
permita uma visualização
amigável.

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