segunda-feira, 6 de dezembro de 2010


ENANCIB 2010

Neste ano contamos com a participação da doutora Gercina Lima e também das suas alunas de mestrado Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan e Fernanda Pereira. Esteve presente também a pesquisadora Graciane Bruzinga participante do mesmo grupo. Os trabalhos foram apresentados no XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, que teve como tema Inovação e inclusão social: questões contemporâneas da informação. Abaixo segue o resumo das apresentações:


Proposta de modelo de leitura para extração de conceitos: criação de taxonomia facetada para navegação em bibliotecas digitais de teses e dissertações

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima

Apresenta um modelo de Leitura Técnica para a sistematização da análise de assunto em documentos do tipo teses e dissetaçãoes, para identificação de conceitos representativos de seu conteúdo. É produto de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo criar uma taxonomia facetada para navegação, como interface de busca, visando facilitar a representação e posterior recuperação de informações em bibliotecas digitais de teses e dissertações. A fundamentação teórico - metodológica para o desenvolvimento do modelo utilizou os estudos de fugita e Rubi (2006), que criaram um modelo de leitura para análise de artigos da área biológica. As autoras basearam o modelo proposto na Norma 12.676 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (1992), na metodologia proposta por Kobashi (1994) para indexação de documentos, e no sistema PRECIS (FUGITA, 2003) para identificação de conceitos. O uso do modelo elaborado visa minimizar os problemas de ocorrência de inconsistência na indexação dos documentos apontados pelo resultado parcial da pesquisa da pesquisa. Com a criação da Taxonomia facetada pretende-se dar maior visibilidade ao conhecimento acumulado  nas teses e dissertações, principalmente facilitando sua recuperação.


Melhoramento de interfaces de bibliotecas digitais através de estudos através de estudos de usabilidade

Fernada Pereira
Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima

Esta pesquisa aborda a importância da usabilidade para interfaces de bibliotecas digitais. Têm como objetivos avaliar a usabilidade da interface da biblioteca digital brasileira de teses e dissertações mantida pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), verificar as contribuições que as recomendações de usabilidade podem trazer as bibliotecas digitais e sua importância para melhorar a eficiência para recuperação de informações nas bibliotecas digitais. Para atender tais objetivos será feita uma avaliação heurística de usabilidade da interface a fim de levantar os principais problemas de usabilidade e sugerir melhorias que possam minimizar esses problemas.
Indexação automática de documentos textuais: proposta de cristérios essenciais

Graciane Bruzinga Borges


Este estudo visa à avaliação de critérios de indexação automática para o desenvolvimento de softwares destinados à extração de termos representativos do conteúdo de documentos textuais. Estudam-se as maneiras de se realizar o processo de indexação – manual e automática – e discute-se a aplicação desses critérios para a otimização da primeira etapa do processo, que é a análise de assunto. O volume de documentos publicados na atualidade demanda grandes esforços para se adquirir técnicas alternativas para sua indexação, realizar esse processo manualmente tem sido considerado um processo lento. Identificaram-se os critérios de indexação automática mais utilizados através de estudo de artigos técnico-científicos da área, para, então, analisar o grau de satisfação obtido pelos pesquisadores por meio de sua combinação. Para a análise dos dados, utilizou-se o método analítico-sintético, baseado em Dahlberg (1978), e constituído neste trabalho de duas principais etapas: (1), Identificaram-se os critérios de indexação automática encontrados na literatura. Essa etapa foi composta de dois estágios: (a) seleção de textos sobre indexação automática; (b) leitura dos textos e identificação dos critérios de indexação automática neles encontrados. Etapa (2), proposição de um conjunto de critérios ideal para o processo de indexação automática. Os estágios dessa etapa foram: (a) seleção de uma amostra dos textos utilizados na etapa 1 e (b) análise da combinação dos critérios utilizados em cada texto e interpretação dos respectivos resultados. Entre os objetivos alcançados, encontram-se: (1) listagem dos critérios encontrados na literatura, (2) caracterização de cada critério, (3) listagem dos critérios mais recorrentes.


Para acessar o texto completo acesse o link: http://congresso.ibict.br/index.php/enancib/xienancib/paper/view/544/104

Nenhum comentário:

Postar um comentário