No próximo dia 23 de abril comemora-se o dia mundial do Livro e dos direitos de autor. Esta data instituída pela UNESCO desde 1996, é coincidente com o dia de São Jorge, mas esta coincidência não foi por acaso. A data foi escolhida para manter e honrar uma tradição catalã, segundo a qual, neste dia os cavalheiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e em troca recebem um livro. Existem ainda outras justificações para ser comemorado neste dia, nomeadamente a morte do autor da obra-prima que tem como personagens D. Quixote e Sancho Pança - Miguel Cervantes.
Esta semana propomos uma visita ao sítio da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), um espaço riquíssimo e cheio de conteúdos extraordinários que vale bem a pena ser explorado.
Ao digitarmos o endereço http://www.bnportugal.pt/ somos agraciados com um manancial de recursos que ocupariam páginas e páginas para descrever as preciosidades aí contidas. Assim, iremos somente destacar algumas que consideramos serem as mais relevantes.
Logo na página inicial somos presenteados com sugestões de exposições e mostras temáticas, as últimas aquisições e ainda algumas notícias relacionadas com a biblioteca. Caso pretenda saber se alguma publicação existe no acervo nacional basta clicar em “catálogos”. Aí facilmente através de 4 motores de busca consegue obter informações específicas sobre as suas investigações.
Em “Biblioteca Digital”, dispõe dos mais variados recursos bibliográficos em formato digital. Pode por exemplo aceder aos sermões do Padre António Vieira, numa publicação de 1682, bem como a uma edição de 1572 dos Lusíadas, completamente digitalizadas e que podem ser consultadas em pleno.
Em “livraria online”, pode adquirir através do seu computador toda as publicações da BNP, desde bibliografias, catálogos, estudos e outros textos notáveis. Por último em “aquisições”, acede à lista completa das aquisições recentes, selecionadas pela sua raridade ou caráter único.
Pensamos que é evidente que este sítio é tão rico e profundo que merece uma atenção redobrada por todos aqueles que têm no livro um bom e fiel companheiro. Claramente este espaço merece estar nos nossos favoritos e ser consultado com regularidade, dado que as atualizações são constantes.
Fernando Cassola Marques
Fonte: Agência Ecclesia
Nenhum comentário:
Postar um comentário