segunda-feira, 25 de março de 2013

Modelo para organização hipertextual de documentos - HTMX.


A professora doutora em Ciências da Informação Gercina Lima trabalha atualmente com organização e arquitetura da informação, além de aspectos cognitivos na Ciência da Informação. O ‘Modelo para organização hipertextual de documentos’ é uma das pesquisas desenvolvidas pela professora.
A era digital nos trouxe uma nova forma de comunicação e por consequência uma nova forma de organização de conhecimentos. Desta maneira, a forma como recuperamos a informação também mudou. Qual estudante nunca teve problemas em encontrar exatamente a definição de um conceito enquanto realizava uma pesquisa? E quem nunca teve de ler páginas e páginas de teses intermináveis enquanto procurava uma frase específica?
Atualmente, o processo de conhecimento se tornou cada vez mais interdisciplinar e associativo, ou seja, reúne diferentes conceitos e pensamentos de diversas áreas do conhecimento. É necessário que haja ferramentas que organizem as ideias de maneira que se relacionem entre si. É pensando nesses problemas que os profissionais de Ciências da Informação, mais especificamente bibliotecários, desenvolvem mapas conceituais, que são basicamente sistemas eletrônicos de organização de informação que se utilizam da tecnologia de hipertextos.
Hipertextos são sistemas que possuem uma estrutura complexa, potencialmente não sequencial, onde diferentes caminhos podem ser percorridos para acessar a informação ou fragmentos dela. Está fundamentado como uma rede composta por ilhas de informação chamadas de nós, que se conectam a outras ilhas por meio de links.  O arquivamento e a recuperação da informação são facilitados com o uso dessa tecnologia, que permite uma alta velocidade de movimentação entre documentos (via links) e o compartilhamento de informação a partir de diferentes máquinas e sistemas, utilizando-se da interconexão.
O HTMX, desenvolvido pela professora Gercina de Oliveira, da Escola de Ciências da Informação da UFMG, é um mapa conceitual que inicialmente foi aplicado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da UFMG (BTDECI). A principal linha de pesquisa do projeto é a Organização e Uso da Informação (OIU). O modelo conceitual é composto de duas interfaces de recuperação da informação: o sumário expandido, instrumento formado pelo sumário da tese, ao qual se agregaram pontos de acesso e o mapa hiper-textual, um modelo de organização hipertextutal de documentos.

Assista ao Vídeo com a pesquisadora Gercina Lima sobre o projeto "Modelo para organização hipertextual de documentos - HTMX". Disponível em:


Links com informações correlatas:
Projeto de Pesquisa da Professora Gercina Lima. Disponível em:
Site da Escola de Ciências da Informação – Apresentação dos departamentos. Disponível em:
Site InfoEscola – Hipertexto. Disponível em:
Artigo em PDF - Aplicando Mapas Conceituais na elaboração de hipertextos educacionais. Disponível em:
Artigo em PDF - Hipertexto: Novo espaço de leitura e escrita. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário