quarta-feira, 7 de novembro de 2012

UFMG publica edital de retificação do vestibular 2013 para adequação à Lei de Cotas


Todos os candidatos já inscritos no Vestibular UFMG 2013 deverão acessar o site www.ufmg.br/copeve no período de 12 a 18 de novembro para complementar informações referentes à sua inscrição. Com o número de controle e senha, eles deverão optar por uma das cinco modalidades de vagas definidas pela lei. Conforme o edital, o procedimento é obrigatório para todos os candidatos inscritos. Quem não fizer a opção concorrerá, automaticamente, às vagas de livre concorrência.
As inscrições não serão reabertas, portanto, os candidatos que optarem pela reserva de vagas deverão encaminhar à universidade, via correios, a documentação exigida para a comprovação de escolaridade e renda (se for o caso), até o dia 19 de novembro. Os documentos estão listados na portaria normativa, também disponível no site www.ufmg.br/copeve.
O resultado preliminar da análise dos documentos será divulgado no dia 17 de dezembro. O resultado definitivo será divulgado no dia da matrícula do candidato, após conferência da documentação original.
As cinco modalidades para quais as vagas serão reservadas, são:

  • egresso de escola pública, que se declare preto, pardo ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capta;
  • egresso de escola pública, que não se declare preto, parto ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  • egresso de escola pública que se declare preto, parto ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo;
  • egresso de escola pública que não se declare preto, parto ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo;
  • livre concorrência - concorrerão nessa modalidade todos os candidatos, incluindo aqueles que optarem pela reserva de vagas, desde que tenham nota suficiente. 
Reserva de vagas
Vestibular


Nesse primeiro ano que a Lei está em vigor, a universidade adotará o percentual de 13,67% de reserva de vagas - 912 vagas reservadas do total de 6.670. As demais 5.758 serão de livre concorrência.
Com a nova Lei de Cotas a UFMG acaba o programa de bônus que acrescentava 10% às notas do candidato que tivesse cursado todo o ensino fundamental e médio em escola pública, e 15% para aquele que ainda se autodeclarasse negro ou pardo.
Segundo a assessoria de imprensa da universidade, farão provas em Belo Horizonte 57.385 candidatos, que disputarão 6.430 vagas, sendo 3.606 com entrada no primeiro semestre de 2013 e 2.824 com entrada no segundo semestre. Para Montes Claros se inscreveram 2.879 candidatos, que disputarão 240 vagas com entrada no primeiro semestre.
A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 irá substituir a primeira etapa do vestibular da UFMG. A nota da redação do exame será usada na segunda fase do vestibular, que acontece no período de 13 a 20 de janeiro de 2013.
Outras informações podem ser obtidas no site da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário