terça-feira, 25 de setembro de 2012

Biblioteca Arthur Vianna tem projeto para deficientes visuais

 

Livros escritos em braile e um programa de computador que narra o conteúdo dos livros digitais são alguns dos métodos utilizados para facilitar a leitura do acervo para deficientes visuais da Biblioteca Arthur Vianna, que fica no prédio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN). O espaço reúne cerca de mil títulos em braile e outros cinco mil livros em formato digital e, por meio de um projeto, estimula a leitura e a inclusão de deficientes visuais.

Para José Monteiro, o grande segredo quando se tem perda de parte da visão ou visão nenhuma, é uma questão de determinação. 
“É você não se acomodar, procurar ver os meios e os métodos que vão facilitar e auxiliar a questão da leitura”, explica.

O acervo disponibilizado pela biblioteca auxilia pessoas com deficiência no campo da visão a exercercitarem a superação. Sejam cegos ou com baixa visão, o que eles não têm são limites diante do conhecimento.

Para Pedro da Silva, também deficiente visual, a falta de visão não afetou suas atividades diárias.Hoje ele é bibliotecário na instituição e diz que antes não lia muito, mas após ter sido diagnosticado com perda de visão passou a ler mais. 

“A quantidade de obras que li em braile é muito superior a quando enxergava, quando usava visão”, revela.

Segundo a gerente da biblioteca, Ruth Selma, 

“a experiência que temos na sessão braile são de usuários que começaram no ensino fundamental, ensino médio e hoje estão na faculdade. Alguns já passaram em concursos públicos”, conta.

Mas, para que este trabalho continue, é necessário que haja voluntários para digitalizar e catalogar as publicações. Ainda de acordo com Ruth, o material é disponibilizado via MP3, via pendrives ou impresso em braile.

Informações:
Para se tornar um voluntário basta procurar a Biblioteca Arthur Vianna ou ligar para o telefone (91) 3202.431.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário